O sexo determina a união de casais estáveis

De acordo com a ciência, casais estáveis usualmente tem uma vida sexual ativa e regular com uma média que gira entorno a 3 encontros sexuais por semana. Porém isso não significa que casais estáveis tenham mais intimidade, mas justamente ao contrário. Ou seja, os casais que fazem mais sexo possuem um vínculo afetivo maior e vice-versa.

Dessa maneira, os pesquisadores chegaram a conclusão de que os relacionamentos com uma vida sexual ativa têm uma maior chance de se tornarem estáveis e monógamos. Assim, nesse artigo vamos entender qual o papel do sexo ma vida de um casal e como ele tem uma influência na saúde e duração na relação.

Não existe sexo sem química

Não é uma novidade para ninguém que para viver uma relação sexual é preciso haver antes uma atração física e atração química. Nesse sentido, essa mesma atração química ocorre quando um casal tem uma relação sexual.

Em outras palavras, é graças ao sexo que mantemos elevados os níveis de oxitocina no nosso organismo. Ela serve como uma potenciadora dos laços afetivos, fortalecendo vínculos que favorecem a monogamia.

O que é a oxitocina e qual a sua função?

De fato ainda não temos uma perfeita compreensão de como funcionam todos os processos que ocorrem no nosso cérebro. Mas entendemos que alguns hormônios que são secretados em determinadas ocasiões têm um papel determinante no nosso comportamento e em como nos sentimos.

oxitocina

Portanto, a protagonista dos relacionamentos duradouros é a famosa oxitocina. Não é atoa que popularmente ela é conhecida como o hormônio do amor e do apego. Contudo, para alguns investigadores, essa substância é uma adaptação da nossa espécie para os casos onde era necessário criar um vínculo. Por essa razão ela também está presente nos partos, na lactância e no prazer erótico.

O sexo é melhor quando existe amor?

Esse é um dos debates mais antigo entre os solteiros de plantão e os casais apaixonados. O sexo é melhor quando existe amor? E a resposta para essa pergunta é um rotundo sim. Contudo, isso não excluí o fato de existirem alguns casos onde o sexo casual seja uma das experiências mais excitantes da vida de uma pessoa.

Ainda assim, o sexo com amor será indiscutivelmente mais prazeroso que uma experiência casual justamente pela influência da oxitocina. Ou seja, os níveis desse hormônio casais estáveis como uma vida sexual ativa será maior que pessoas solteiras que experimentam relações sexuais esporádicas.

Sexo sem amor mas nunca amor sem sexo

Ainda que o sexo seja uma das partes fundamentais em um relacionamento estável, ele nunca representará a característica mais importante de uma relação. Isto é, o sexo é bastante eficaz por contar como uma parte química que fortalece os laços do casal.

Entretanto, a admiração mutua também é extremamente necessária já ela faz parte do elemento principal de toda relação humana. Desde os colegas de trabalho, até relações íntimas e de amizade mais complexas. Em suma, mesmo que a oxitocina tenha um papel químico fundamental em uma relação, ela não dita todas as regras de um casal estável.