A revolução sexual que se iniciou no século passado e que ainda está se desenvolvendo na nossa sociedade abriu um grande precedente para a exploração da sexualidade humana. Isto é, hoje em dia é possível desenvolver a nossa sexualidade da maneira que quisermos.
Embora esse processo seja longo, a demissexualidade e outras tantas, são um exemplo claro que os tabus do passado estão realmente no passado. Mas você sabe o que significa ser demissexual? Nesse artigo vamos te explicar o que representa a demissexualidade e as suas principais características.
O que é a demissexualidade?
De acordo com a terminologia da palavra, a demissexualidade é utilizada para descrever um tipo de sexualidade. Da mesma maneira que a homossexualidade define aquelas pessoas que sentem atração sexual por pessoas do mesmo gênero, a demissexualidade define uma categoria de pessoas assexuais.
Nesse sentido, esse tipo de sexualidade pode ser considerado um tipo de assexualidade já que a atração sexual das pessoas demissexuais depende de alguns fatores. Em outras palavras uma pessoa demissexual desenvolve a atração sexual se existe algum tipo de vínculo psicológico ou conexão.
Características da demissexualidade
Além de estar caracterizada como um espectro da assexualidade, as pessoas demissexuais são pessoas normais como todas as outras. Assim sendo, não existe uma característica específica para identificar esse tipo de sexualidade.
Porém, como mencionado anteriormente a característica principal dos indivíduos que se consideram demissexuais está relacionada ao vínculo afetivo. Ou seja, um demissexual desenvolve atração física apenas com as pessoas que desenvolve uma conexão psicológica antes. Contudo, essa conexão não será necessariamente através de uma relação, mas também por uma amizade, amor platônico, entre outros vínculos sociais.
Demissexualidade: um espectro da assexualidade
De fato a ideia de não sentir atração sexual pela parte física a demissexualidade também constitui uma variante da assexualidade. Dessa forma, uma pessoa demissexual será assexual quando não se encontra em um relacionamento.
Ou seja, o vínculo emocional se torna um condicionante para a atração sexual e como consequência a atividade sexual. Em contrapartida, nessa fase a demissexualidade se diferencia da assexualidade já que os indivíduos assexuais não sentem atração sexual em momento nenhum.
Razões sociais e questões psicológicas
Você saberia resumir em poucas palavras o que significa ser normal sem utilizar algum padrão social? Isto é, a normalidade e a maneira como agimos e atuamos faz parte de um complexo e mutável padrão social. Nesse sentido, a atração física além de obedecer algumas normas biológicas também está intimamente conectado aos padrões sociais de sua época. Por essa razão a demissexualidade surge como um contraponto, já que atração sexual está em segundo plano.
Entretanto, algumas pessoas se consideram demissexuais por algumas questões psicológicas, como: traumas, abusos sexuais, experiências traumáticas. Por esse motivo, um importante questionamento se deve ao fato da sexualidade, para algumas pessoas, ser uma consequência de um trauma.